quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Chocolate e vinho?

Dentre as inúmeras possibilidades de combinações que envolvem chocolate, uma das mais inusitadas é o casal chocolate e vinho.
Sempre haverá controvérsias... Mas se faltava uma tese científica para desempatar a questão, temos os cientistas da Northumbira University, que constataram que a combinação de chocolate e vinho (tinto) faz bem pra mente. Por serem ricos em polifenóis, a combinação de ambos ajuda a dilatar as veias, facilitando o suplemento de sangue no cérebro.
Se o que faltava era uma opinião, digamos, gastronômica, enólogos afirmam que utilizando chocolates com 70% (ou mais) de cacau, em lâminas bem finas, capazes de desmanchar na boca e vinhos com sabores de fruta muito, muito madura e alto teor alcoólico, os a junção de todos esses prazeres acaba dando ao vinho um "caráter de doçura", que torna os vinhos adequados para harmonizar com o chocolate. A indicação é para que se use o vinho seco, que não tem açúcar residual, mas que acabam fortificados, encorpados e acabam se comportando como vinhos doces. Nada impede ainda que já se faça a combinação com vinhos já considerados doces ou de sobremesa, como o vinho do Porto. O gosto é seu, o prazer também. Liberte-se. Faça a sua combinação. Desastroso é não tentar...
Até porque a vida é isso, correr o risco de unir os diferentes: doce e amargo se confundindo e transmutando. Um terceiro sabor. Algo, digamos assim, fruto do casamento do bom e do melhor.
Esta casa, aprova!!!



Fontes:
http://www.artwine.com.br/
http://saude.terra.com.br/
http://vejario.abril.com.br/blog/vinoteca

Nenhum comentário:

Postar um comentário