quarta-feira, 27 de maio de 2015

Os benefícios do cacau na alimentação vegana




Acostumados que estamos à versão doce ou ao leite do chocolate, esquecemos de considerar os benefícios do cacau dentro da alimentação vegana.  O leite, não é, nem nunca foi, item fundamental na preparação de um bom chocolate, seja ele em barra ou em pó, para utilização em bolos, tortas, sorvetes e no afetivo chocolate quente, tão bem vindo nesse frio que tem batido às nossas portas.
O chocolate, preparação industrial que tão bem conhecemos, vem do fruto do cacaueiro, árvore nativa das Américas do Sul e Central, atualmente cultivada em regiões da África, América do Sul, Caribe, Indonésia e Havaí.
Mais que uma bebida ou alimento, as preparações com o cacau, desde os astecas em 600 a.C. já eram utilizadas como alívio para vários tipos de dor e agentes medicinais utilizados para garantir força e vitalidade. Na Europa, entre os séculos XIX e XX, mais de cem usos médicos para o chocolate foram documentados.
O cacau em pó, seguido pelas versões em barra (amarga e em seguida pela doce) são extremamente rico em antioxidantes. Segundo o Departamento de Agricultura dos EUA e o Jornal da Sociedade Americana de Química, o pó de cacau supera alimentos como morangos, ameixas, espinafre e brócolis na quantidade de antioxidantes. Convém lembrar que embora não tenham o poder de fazer voltar o tempo, os antioxidantes ajudam a adiar moléstias típicas do envelhecimento e doenças crônicas. São presentes no cacau em pó e no chocolate:
A catequina: que ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
A epicatequina: que auxilia no combate às doenças do coração.
Os flavonóis: que contribuem para minimizar riscos de doenças cardíacas, algumas formas de câncer e diabetes.
O resveratrol: também encontrado no vinho tinto, que atua como protetor contra doenças cardíacas.
E como se não bastassem todos os benefícios físicos que o cacau e o chocolate oferecem, por conterem ainda serotonina e feniletilamina (substâncias estimulantes) encontramos aí a explicação pelo ânimo extra e a melhora no humor atribuído ao chocolate que, definitivamente, não é um doce qualquer.
Uma das maneiras mais simples de fazermos uso dos seus benefícios é na versão em pó. Facilmente encontrada em casas de produtos naturais e empórios.  O cacau em pó é a forma mais “magra” do chocolate, já que é o que sobra depois que toda a manteiga de cacau é retirada, para outros usos, inclusive para a produção de barras de chocolate.
Por essas razões, não há motivos para que os veganos abram mão dos benefícios e do prazer que o cacau proporciona.


Nenhum comentário:

Postar um comentário